País deve responder por metade do faturamento da companhia aérea em três anos.
A companhia aérea uruguaia Pluna se prepara para anunciar a criação de seis novas rotas de voos ligando a capital Montevidéu a cidades brasileiras. Pelo menos três destinos já estão certos: Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul e Londrina, no Paraná.
Segundo o diretor comercial da companhia no Brasil, Gonzalo Mazzaferro, a estratégia da Pluna é investir em cidades populosas, com boa infraestrutura aeroportuária mas que estão fora das rotas internacionais. Até 2007, quando a extinta Varig detinha 49% da companhia uruguaia, a Pluna operava apenas dois estinos no Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.
Para dar conta da demanda, a Pluna, que hoje opera com 12 aeronaves, vai receber, ainda neste ano, um CRJ 900 da fabricante canadense Bombardier. O modelo tem capacidade para 88 passageiros. Mazzaferro não revela números mas confirma que outras aeronaves já estão a caminho. Tamanha movimentação se explica pelo peso do Brasil na receita da empresa.
Há quatro anos, o país respondia por 18% do faturamento da Pluna. Hoje, esse índice é de 40% e a expectativa é de que chega à metade da receita da aérea dentro dos próximos três anos. A Pluna deve encerrar 2011 com faturamento de US$ 179 milhões.
O número de passageiros transportados pela companhia no Brasil cresceu 83% entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010. O volume de vendas de passagens registrou alta de 162% no mesmo intervalo.
Os bons resultados, entretanto, não conseguem ocultar a fragilidade da empresa quando o assunto é o câmbio. Segundo Mazzaferro, a companhia sentiu as turbulências da elevação do dólar no mês de setembro. "Tivemos um recuo de vendas imediato de 15% no mês", disse o executivo, que garantiu que a operação está normalizada.
Apesar de focar no Brasil como principal fonte de receita, a Pluna também expande suas atividades em outros países e acaba de obter concessão para voos domésticos no Chile.
Parcerias
Além disso, na última semana a a empresa fechou um acordo de codeshare com a America Airlines para voos partindo de Montevidéu, no Uruguai, com destino a Miami, nos Estados Unidos. A companhia também tem parceria comercial com a Iberia, para voos de Montevidéu com destino a Espanha.
No Brasil, a atuação conjunta é realizada com a Tam Linhas Aéreas.
Fonte: Brasil Economico
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