São Paulo – Os aeroportos do mundo todo deverão adotar no futuro novas medidas para intensificar a segurança dos passageiros em voos. Não se trata de scanners que fazem o raio-x do corpo, proibidos recentemente na União Europeia pelas discussões sobre invasão de privacidade e ameaça de câncer, mas sim de tecnologias alternativas que serão aplicadas com base no perfil do viajantes.
Algumas das medidas já foram apresentadas em relatório pela Agência Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) e um novo equipamento já está em teste. Os “passageiros conhecidos” (aqueles que possuem um histórico de viagens perante as autoridades governamentais), por exemplo, utilizarão o corredor de segurança da cor azul, junto com um documento de identificação com foto.
Quando se trata de “viajantes novatos” (aqueles que viajam pela primeira vez), eles serão submetidos a uma avaliação “melhorada”, passando por um corredor amarelo que conta com uma série de scanners de íris e detectores para averiguar possíveis irregularidades.
"Uma década após os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, é importante realizar uma revisão em todas as tecnologias de segurança que já foram criadas. Estou convencido de que podemos encontrar formas melhores de garantir a proteção dos passageiros. A segurança é uma prioridade para todos os associados com a indústria da aviação”, destacou Tony Tyler, CEO da IATA, em comunicado.
A agência projeta que a quantidade de pessoas que utilizarão o transporte aéreo até 2050 irá quintuplicar para 16 bilhões de pessoas, ante 2,8 bilhões de passageiros que devem viajar em aviões neste ano. “É necessário criar medidas de segurança para garantir a proteção de todos. Não podemos tratar nossos passageiros como se fossem terroristas, mas sim protegê-los daqueles que podem representar uma ameaça à aviação mundial”, explica o executivo.
O vídeo abaixo mostra como serão os detectores no futuro (ainda não há uma previsão sobre quando o equipamento começará a vigorar nos aeroportos). Em um primeiro momento, a passageira classificada como “conhecida” passa pelo corredor azul. Já no segundo momento, o “viajante novato” é encaminhado ao corredor amarelo, onde há mais detectores. Confira:
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