Luanda – O ministro dos Transportes, Augusto Tomás, anunciou hoje (sábado), no município de Viana, em Luanda, que o novo aeroporto de Luanda fica concluído, na sua totalidade, dentro de 26 meses.
Mais em finais de Agosto de 2012 vai ser inaugurada a primeira fase da construção do novo aeroporto de Luanda, a cerca de 40 quilómetros de Luanda, anunciou o ministro no final da visita ao local, efectuada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
A empresa chinesa CIF Aeroporto Construction está a erguer actualmente os terminais, ainda em fase de construção dos pilares de betão, as bases para construção da torre de controle e a compactação com inertes das duas pistas norte e sul.
A pista norte do aeroporto terá 4200 metros de comprimento, enquanto a sul, 3800 metros de comprimento, a pista norte terá 60 metros de largura, enquanto que a sul terá 75 metros de largura.
De acordo com o ministro dos Transportes, até Agosto do próximo ano estarão concluídos as obras da torre de controle, edifício da administração aeronáutica, terminal VIP, área dos bombeiros, zona de voos norte e edifício do terminal principal.
Considerou que o projecto é tão importante para estratégia e desenvolvimento económico social do país.
O governante fez saber que o fluxo anual de carga será de 600 mil toneladas/ano, área da placa do estacionamento dos aviões com cerca de 582 mil metros quadrados e área para manobra dos aviões com cerca de 5.125 metros quadrados.
Deu a conhecer que os terminais do aeroporto de Luanda vão albergar cerca de 31 mangas, sendo 20 para a área internacional e 11 para a área doméstica.
Segundo o ministro, a obra decorre a bom ritmo e os prazos estabelecidos serão respeitados.
O novo aeroporto internacional está a ser construído desde finais de 2008 nas proximidades do município de Viana, a cerca de 40 quilómetros de Luanda, numa área de uns mil e 324 hectares e terá duas pistas duplas, com capacidade de aterragem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380.
0 comentários:
Postar um comentário