A demanda aérea global cresceu 2,7% em janeiro, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo as estatísticas da Iata apresentadas hoje. Segundo a associação, os resultados mostram a tendência de aumento de demanda verificada desde o final do ano passado – acompanhada pelo aumento da oferta, de 2,2%. Com isso, a ocupação média registrada em janeiro foi de 77,1%.
A América Latina teve o segundo maior crescimento entre as regiões, ao registrar aumento de 12,2% na demanda, na comparação com janeiro de 2012. Em primeiro lugar, esteve o Oriente Médio, com aumento de 14,3%. Na América Latina, janeiro foi marcado pelo aumento de 13,7% na oferta – superior à demanda, portanto. A ocupação média para o período ficou em 79% e a Iata destaca a expansão de economias como Bolívia, Chile, Colômbia e Peru como determinantes para o resultado.
O Brasil, destacado nas estatísticas, teve retração de 3,7% na demanda em janeiro, segundo a Iata. “Embora o aumento de renda e a redução no desemprego devessem estimular a demanda doméstica, verificamos que esses resultados foram comprometidos pelo crescimento econômico aquém do esperado, pelos altos custos e pela infraestrutura”, diz o estudo. Em resposta a isso, as aéreas brasileiras teriam reduzido em 9,1% sua oferta, em relação a janeiro de 2012.
“A demanda dos passageiros cresce de acordo com o aumento dos níveis de confiança nos negócios. Nos últimos meses, temos visto sinais positivos da economia tanto nos Estados Unidos quanto na China, enquanto a Zona do Euro tem demonstrado certa estabilidade”, diz o CEO da Iata, Tony Tyler. “É claro que alguns riscos se mantêm, como o impacto na redução do orçamento dos Estados Unidos e o aumento nos preços do combustível”, alertou.
Fonte: Panrotas
0 comentários:
Postar um comentário