segunda-feira, 18 de março de 2013

0 Airbus fecha contrato de € 18,4 bilhões o maior da história de 234 aviões


A Airbus fechou o maior contrato da história da aviação civil com o pedido de 234 aviões A320 por um total de 18,4 bilhões de euros (24,05 bilhões de dólares) feito pela companhia de baixo custo Lion Air, da Indonésia. O pedido inclui 109 aviões A320 Neo, a futura versão ecológica da aeronave, 65 aviões A321 Neo e 60 A320, o modelo atual. "Trata-se do maior contrato da aviação civil da Airbus em termos de valor e em número de aparelhos", comemorou o presidente da empresa europeia, Fabrice Brégier.
Para enfatizar a magnitude do acontecimento, o contrato foi assinado no Palácio do Eliseu, em Paris, pelo presidente da Lion Air, Rusdi Kirana, e o da Airbus, na presença do presidente francês François Hollande. O contrato representa 5.000 empregos na França ao longo de dez anos, segundo a presidência francesa.
Os aviões Neo serão entregues a partir de 2016 e os modelos clássicos a partir do próximo ano, de acordo com a presidência francesa. Este anúncio acontece num contexto de más notícias sobre a indústria e o emprego na França, onde a taxa de desempregados atingiu 10,6% no final de 2012.
Hollande saudou "um contrato histórico por sua magnitude, pelo vínculo entre uma grande empresa europeia e uma grande empresa asiática e pelas perspectivas para a aeronáutica e a indústria entre os dois continentes".
A Airbus, com sede em Toulouse, tem 11.500 empregados e é uma das poucas empresas que ainda contrata trabalhadores em ampla escala na França. Seu presidente indicou em novembro que ia contratar em nível mundial cerca de 3.000 pessoas em 2013. A Airbus já recebeu, na semana passada, outro grande pedido por parte da Turkish Airlines, no valor de 9,3 bilhões de dólares, e espera fechar outro com a companhia aérea alemã Lufthansa.
A Lion Air, companhia criada em 1999, foi originalmente uma modesta empresa com um único avião de 13 anos, mas que se converteu na primeira companhia aérea privada da Indonésia. A companhia tem voos domésticos e também para Singapura, Malásia, Vietnã ou Arábia Saudita.
No entanto, ainda não tem autorização para voar no espaço aéreo europeu e norte-americano por não respeitar satisfatoriamente normas de segurança, segundo os reguladores dessas regiões. A Lion Air não é cotada na bolsa e não publica suas contas. Seu volume de negócios e seus lucros são um segredo zelosamente preservado pelos irmãos Kusnan e Rusdi Kirana, dois discretos empresários que evitam ao máximo a imprensa.


Fonte: Veja, Via: Portal AeroIN

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