Os benefícios esperados desse sistema incluem:
• Operação verde – O sistema elétrico de taxiamento verde reduz as emissões do motor.
• Valor agregado – o sistema de operação elimina a necessidade de push-back dos aviões e do reposicionamento das aeronaves via trator rebocador ao mesmo tempo em que reduz o desgaste de freio, aumentando a vida útil do motor principal e a segurança da tripulação em terra, reduzindo também o ruído no ambiente de aeroporto.
A iniciativa foi anunciada pela primeira vez no Paris Airshow em junho de 2011, onde Honeywell e a Safran assinaram um memorando de entendimento para criar uma joint venture para oferecer um inovador sistema de soluções elétricas de taxiamento verde para aeronaves novas e existentes.
Yves Leclere, vice-presidente executivo da Safran, disse que “os sistemas de engrenagem de pouso integrado combinados com aviônicos Honeywell e amplitude APU formam um par ideal para trazer rapidamente ao mercado uma solução inovadora que faça sentido para os negócios e para o meio ambiente em aeroportos e companhias aéreas.”
Esta série de testes iniciais, a ser realizada em Montpellier, França, em um A320 recentemente adquirido, servirá para avaliar as condições da pista e calcular as cargas necessárias para a movimentação da aeronave no solo. A equipe está focada atualmente em prototipagem e tem este de nível de componente, antes da instalação do sistema alvo e dos testes em solo em 2013.
“Reduzir custos com combustível e maximizar a eficiência operacional são prioridades para os nossos clientes”, afirma John Bolton, presidente da Air Transport e negócios regionais da Honeywell. “O início dos testes do taxiamento elétrico verde nos leva a um passo mais perto de trazer essa tecnologia para o mercado e finalmente ajudar as companhias aéreas a economizar centenas de dólares por aeronave.”
O sistema é particularmente atraente para as companhias aéreas que operam com aeronaves de corredor único (single aisle). A Honeywell e a Safran estão direcionadas a oferecer o sistema elétrico de taxiamento verde tanto para novas aeronaves quanto uma solução de retrofit e também para aeronaves que entrarão em serviço em 2016.
Fonte: Aviação Brasil
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