terça-feira, 8 de novembro de 2011

0 Capital projeta 384 mil estrangeiros em 2014

Clique para Ampliar

Apesar de o estande da Embratur não trazer nenhum destaque relacionado à Copa, é por meio do futebol que o Brasil continua mundialmente conhecido
DIVULGAÇÃO

Clique para Ampliar

No Excel London, quase 48 mil representantes do turismo de todo o mundo expõem novos destinos
DIVULGAÇÃO

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar



Secretaria de Turismo do Ceará estima ainda investimentos de no mínimo R$ 30 milhões por ano em promoção

Londres. Ao visitar o estande brasileiro na World Travel Market (WTM), maior feira do turismo global, aberta ontem, no Excel London, em Londres, pode-se ouvir de operadores, traders e agentes de turismo de diversas partes do mundo: "this is where football is", na tradução literal, "é aí onde está o futebol". Apesar de o estande da Embratur no evento não ter nenhum destaque especial fazendo alusão à Copa do Mundo, é através do esporte que o Brasil continua sendo mundialmente conhecido.

O Ceará, uma das subsedes do campeonato mundial em 2014, aposta todas as suas fichas em grandes feiras no exterior para captar cada vez mais um maior volume de turistas estrangeiros. De acordo com estimativas da Secretaria de Turismo (Setur), no ano da Copa o Estado projeta receber 384 mil visitantes somente do exterior, ante 255 mil, em 2013.

O secretário de Turismo, Bismarck Maia, afirma que não deverá investir menos de R$ 30 milhões por ano para promoção e marketing, colocando o Estado nas "prateleiras" dos eventos de turismo. Isso inclui a participação ativa em todas as feiras que a Embratur elegeu como importantes no calendário fora do País, diz. Segundo ele, dentre os turistas que escolhem o Ceará como destino (incluindo os do mercado interno), o objetivo é de deter uma fatia de, no mínimo, 20% estrangeiros.

Charters

Partindo do mercado inglês, e de países como a Alemanha, Bismarck planeja captar mais estes turistas com a intensificação de voos charters. Para tanto, além de estar em eventos como a WTM, já vem mantendo contatos com operadores europeus das rotas fretadas. "Eles (os turistas estrangeiros) querem produtos novos e o litoral oeste, com Jericoacoara e Canoa Quebrada atenderão esse perfil com a entrada do aeroporto em operação", antecipa.

O secretário avalia que a Copa será "a consagração do Estado no setor porque teremos novos produtos para qualificar o destino". De acordo com ele, o turismo cearense ainda é ancorado basicamente em Fortaleza e "só se terá um destino sólido quando forem reconhecidos vários produtos. O crescimento se dará fortemente a partir de novos equipamentos, como o Centro de Eventos e o Acquario", aposta. Conforme o secretário, além de encomendar pesquisa que mostra o que o visitante espera do Ceará, a Setur trabalhará plano de marketing de longo prazo, que determinará ações para s próximos 15 anos.

No estande da WTM, o Ceará foi representado pelo staff da Setur. Bismarck Maia informou que a feira londrina tem caráter de atendimento a operadores e visitantes e que ele continua acompanhando negociações no mercado inglês. Ele explica que ficou em Fortaleza para garantir liberação de recursos do Ministério do Turismo para obras do aeroporto de Aracati e da CE 040, perfazendo R$ 14 milhões. Além disso, irá a Brasília para montar cronograma para o aeroporto de Jericoacoara, que contará com R$ 44 milhões, sendo R$ 32 milhões do ministério e R$ 12 milhões da Setur. * A jornalista viajou a convite da Setur

DE OLHO NO MUNDIAL
Prefeitura intensifica divulgação da Cidade

Londres.
A megafeira de turismo da Capital inglesa contou com a presença da prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, ontem. Em visita ao estande brasileiro, ela informou que sua agenda em Londres foi na condição de vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos. "Viemos para reunião com representantes da Embratur para tratar de ações de turismo diretamente com os municípios", destacou, embora reforçando a parceria com os estados. Do evento, a prefeita segue para Paris, onde participará, amanhã, de cerimônia na qual o Chanceler Airton Queiroz receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Havre, na França.

A titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Patrícia Aguiar também está participando da World Travel Market. O Município ampliou o espaço no estande cearense na feira. Na avaliação da secretária, Fortaleza conseguiu no turismo interno uma posição de destaque, sendo hoje a primeira cidade do Nordeste e a 3ª do País que mais recebe visitantes. "Mas ainda precisamos consolidar como destino internacional", ressalta.

Retomada

Patrícia Aguiar disse que com a presença na WTM, a Setfor retoma com ênfase a promoção internacional da Capital cearense, com a responsabilidade redobrada em função da Copa.

Ela anunciou que a Setfor também estará em eventos semelhantes em Portugal e Madri. "Queremos mais que dobrar a captação do turista internacional antes da Copa".

Para a titular da pasta, a capacitação é uma preocupação da Setfor, que já qualificou 7 mil pessoas e treinará mais 3,4 mil através do programa Bem Receber, em parceria com o Ministério do Turismo. (RC)

EVENTO COMPROVA
Setor avança e mostra pujança a cada ano

Em meio à crise na Europa, centenas de integrantes do setor de turismo buscam negócios no WTM

Londres - O World Travel Market (WTM) é o principal evento mundial à indústria de viagens. Nesta 32ª edição, aberta ontem e que transcorre até o dia próximo dia 10, mesmo com a Europa em crise, o que se vê nos corredores da feira é o fervilhar de centenas de integrantes da indústria de turismo, fazendo girar um setor que só avança e mostra sua pujança a cada ano.

O mundo todo está representado na feira nos quatro dias de exposição. Quase 48 mil profissionais de turismo, representantes de governos e da imprensa internacional embarcam em uma espécie de viagem por muitos destinos no Excel London, (uma megaversão do Centro de Eventos de Fortaleza).

A WTM 2009 gerou 1,139 milhão de libras em contratos de indústria de viagens. No ano passado, a cifra saltou para 1,425 milhão. Para este ano, pesquisa com representantes da indústria de viagens revelou que quase 90% dos membros do Meridian Club entrevistados esperam realizar uma maior quantidade de negócios (em valor monetário), superando o desempenho do ano passado.

De acordo com os resultados da pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, lançados paralelamente ao WTM 2011, a Internet é a principal fonte de informações sobre turismo no Brasil. "Para turistas que viajam ao País, os principais aspectos logísticos, de transporte e alojamento, são decididos e reservados através da Internet", afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino. "Mas 28,4% ainda pedem a parentes e amigos opinião antes de viajar". (RC)

REGINA CARVALHO
EDITORA



0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes do Mundo

free counters

Licença

Licença Creative Commons
Proibido Copiar Postagens Desse Blogger , Com Tanto que Adicione nosso Link a Tal Postagem Copiada. de Geração Aviação é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported.
 

Geração Aviação Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates