Com a ampliação da área,o aeroporto poderá receber vôos de todos os tipos |
O aeroporto Governador João Durval Carneiro terá a sua área ampliada. O Governo do Estado publicou no Diário Oficial o decreto de desapropriação de uma área que fica em torno do entreposto, que vai servir para uma série de melhorias como a construção de terminais de embarque e desembarque, além da ampliação da pista, que recentemente foi reaberta.
A área que deverá ser desapropriada mede aproximadamente 2, 5 milhões de metros quadrados, o que deixará Feira com um equipamento com área quase igual ao Aeroporto Santa Maria de Aracaju e bem maior do que o Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus. A realidade está cada vez mais próxima deFeira de Santana ter um aeroporto operante, moderno e, inclusive, ter vôos comerciais, bem como de ser um dos importantes centros de distribuição do Nordeste.
Agora, a expectativa é pela indenização dos proprietários dos terrenos. O DERBA estará à frente de todo o procedimento, inclusive a medição e avaliação da área. Para viabilizar as operações comerciais do aeroporto de Feira de Santana, o investimento total é de cerca de R$ 25 milhões. Serão aplicados de início R$ 6 milhões.
Segundo o deputado Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, "a reformulação do aeroporto, inicialmente, conta com R$ 6 milhões para tocar as obras e está avaliado em R$ 25 milhões, a serem aplicados até o próximo ano".
AZUL
No começo deste mês foi encaminhado ao Governo do Estado o pedido oficial da Empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras mostrando interesse em operar vôos regulares em Feira de Santana, inclusive criando um Núcleo Regional de Operações no município. No referido documento, alguns pontos foram solicitados pela empresa para que possa viabilizar o funcionamento técnico adequado das operações.
O Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) como a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) já estão caminhando para buscar atender as exigências necessárias ao cumprimento técnico para a instalação das operações empresariais no espaço, que deve funcionar com uma alternativa ao transporte para a capital baiana.
As exigências são as seguintes: a implantação de um sistema anti-incêndio (com a construção de um Corpo de Bombeiro Militar e a disponibilização de um carro de Bombeiros, orçado em R$ 1,4 milhões); ampliação do pátio; requalificação do terminal; a criação do Instrumental de Rota e Controle do Tráfego Aéreo (IFR) e o zoneamento da área aeroportuária (que deve ficar pronto nas próximas duas semanas).
Vale lembrar que o balizamento noturno já está sendo providenciado pelo Estado e o estudo (onde está prevista a ampliação da área aeroportuária) já está sendo encerrado. O hangar atual também será desocupado e transferido para um local mais distante da pista de pousos e decolagens.
Fonte: Folha do Estado
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