A primeira grande novidade é a aquisição de 110 jatos da família Airbus A320, 78 dos quais são do modelo remotorizado, o A320neo. A Qantas afirmou que a encomenda de 110 novos Airbus A320, com direito de compra e opção para mais 194 jatos do mesmo modelo, sustentarão a renovação de frota e a expansão do grupo Qantas nos próximos 10-15 anos.
Outra grande novidade é a criação da Jetstar Japan, uma iniciativa conjunta da Qantas, Japan Airlines e Mitsubishi. Os primeiros A320 do novo pedido são destinados à nova companhia aérea de baixo custo do Japão. A Jetstar Japan deve inciar operações regulares em 2012 e terá um capital inicial de 156 milhões de dólares. A Qantas prevê que "dentro de alguns anos", a frota da Jetstar Japan crescerá de inicialmente 3, para 24 aeronaves. Além do anúncio da criação do LCC japonês, a Qantas indicou que lançará em breve uma companhia aérea premium com foco no mercado asiático.
Em contraste aos planos ambiciosos para a Ásia, a Qantas também anuciou cortar aproximadamente 1000 empregos, principalmente devido ao remanejamento da frota e da malha. Fora isso, a companhia aérea australiana também confirmou que adiou a entrega de seis Airbus A380 de 2014 para 2018-2021, quando os últimos Boeing 747-400ER serão aposentados. Segundo Alan Joyce, CEO da Qantas, a principal prioridade da empresa é alocar capital e tempo aos negócios que trazem o melhor retorno financeiro. Neste contexto, a companhia seguirá reavaliando seu plano de negócios e fará os ajustes necessários para manter-se forte num mercado extremamente volátil e altamente competitivo.
Fonte: Jetsite
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