segunda-feira, 18 de julho de 2011

0 Número de viagens ao exterior cresce em CNF



O aumento da demanda por voos internacionais a partir do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), pode superar os patamares de crescimento que devem ser verificados neste ano no aeroporto de Guarulhos (SP), que responde por aproximadamente 70% das viagens ao exterior.

De acordo com o diretor comercial da uruguaia Pluna Linhas Aéreas no Brasil, Gonçalo Mazzaferro, a expansão em Confins deve ser maior porque, com o aumento e a diversificação de voos internacionais no terminal, não somente os passageiros mineiros como também os de outros estados têm preferido embarcar pelo principal aeroporto de Minas em vez de se deslocarem até Guarulhos (SP).

"A situação de Guarulhos é a pior do país em termos de voos internacionais. Para fugir da superlotação do terminal, as pessoas oriundas de estados que ainda não possuem muitas rotas internacionais estão optando por chegar e partir de Confins. Está acontecendo um processo de desconcentração dos aeroportos paulistas", explica Mazzaferro.

Ele destaca também o crescimento dos voos de carga a partir do aeroporto mineiro. "O volume transportado ainda é pequeno se comparado ao número de passageiros, que é o foco da empresa. No entanto, em razão do transporte de autopeças, a demanda por voos entre Confins e Córdoba, na Argentina, tem sido cada vez maior", observa.

Rota diária - A Pluna, que iniciou as atividades no Estado na última semana de fevereiro, adiantou de setembro para julho a implantação de voos diários oferecidos em Confins. "O número de clientes para o período ficou bem acima do previsto. Esperávamos um movimento de cerca de três mil pessoas, mas registramos quatro mil", revela Mazzaferro.

Por este motivo, a empresa, que operava no terminal voos semanais para Montevidéu (Uruguai) com conexões em Buenos Aires, Córdoba (Argentina) e Santiago (Chile), passou a realizar os trechos diariamente dois meses antes do previsto. Além disso, o número de assentos oferecidos pelas linhas da Pluna praticamente dobrou, passando de 2.800 para 5.400.

A expectativa da companhia aérea é que, até dezembro, o volume de 4 mil passageiros registrado entre o final de fevereiro até o final de junho seja alcançado em apenas um mês, o que significa que, até o final do ano, 28 mil pessoas poderão ter embarcado e desembarcado pela Pluna em Confins. "O ritmo de crescimento das operações em Minas Gerais tem sido mais intenso que em outros estados. Com menos de quatro meses de atividades, o aeroporto já receberá voos diários. Há outros terminais em que a Pluna opera há dois anos e somente agora receberão voos diários duplos", compara o diretor.

Na avaliação de Mazzaferro, o aumento da renda da população, aliado ao câmbio valorizado e ao baixo preço das passagens em razão da alta competitividade no setor tem proporcionado o robusto crescimento das empresas de aviação civil que atuam no Brasil. "Foi constatado que as viagens estão entre o segundo e o terceiro item de desejo dos brasileiros. Outro fator que tem estimulado a expansão é a facilidade de comprar as passagens e de chegar ao destino final. Antes, o transporte aéreo para Montevidéu levava mais de oito horas. Com a existência do voo direto de Confins, o mesmo trecho é percorrido em três horas", argumenta.

Além de Confins, a companhia oferece voos a partir dos terminais de Guarulhos (SP), Campinas (SP), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Galeão (RJ), Porto Alegre (RS) e Brasília, além de Florianópolis (SC), em que os voos são realizados apenas no verão. O país responde atualmente por 40% da receita da empresa e, apenas no primeiro semestre de 2011, a Pluna já faturou o mesmo que o verificado em todo o ano passado. Em relação aos seis primeiros meses de 2010, o incremento chega a 115% e a previsão é de que, até o final do ano, a expansão alcance 200% frente ao exercício anterior. Para suportar o robusto ritmo de crescimento, a empresa, que possui dez aeronaves, investiu US$ 120 milhões na aquisição de mais três unidades.

Já a Copa Airlines opera, desde 2008, cinco voos semanais com destino direto à Cidade do Panamá (Panamá) e conexões em 55 destinos em 27 países das Américas do Norte, Sul, Central e Caribe. De acordo com o gerente geral da empresa para o Brasil, Marcos Calixto, Minas Gerais representa um dos principais e mais estratégicos mercados da companhia.

Novos destinos - A partir de dezembro, a empresa atuará em mais três destinos a partir de Confins: Assunção (Paraguai), Cúcuta (Colômbia), Chicago (Estados Unidos), Toronto (Canadá), Nassau (Bahamas), além de Porto Alegre (RS) e Brasília (DF). Além disso, a empresa promoveu a transição de quatro para seis bancos de voos com o objetivo de proporcionar mais opções de conexões.

Somente neste ano, a companhia aérea receberá dez aeronaves, incluídas no plano de expansão anunciado no final do ano passado. Além destas, foram encomendadas mais 32 unidades, que serão entregues entre 2015 e 2018. Foram realizados investimentos de US$ 2,6 bilhões.

No primeiro semestre, a TAP Linhas Aéreas, que transporta passageiros de Confins para mais de 50 destinos na Europa, registrou crescimento de 8% nas atividades realizadas no terminal mineiro, conforme a assessoria de imprensa. Até o fim do ano, a previsão é de incremento de 20% na comparação com o ano passado.

A empresa, que já inaugurou mais uma freqüência no aeroporto, não descarta a possibilidade de operar voos diários. Atualmente, as viagens internacionais a partir da companhia são realizadas aos domingos, segundas-feiras, quartas-feiras, sextas-feiras e sábados.


Fonte: Diário do Comercio

0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes do Mundo

free counters

Licença

Licença Creative Commons
Proibido Copiar Postagens Desse Blogger , Com Tanto que Adicione nosso Link a Tal Postagem Copiada. de Geração Aviação é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported.
 

Geração Aviação Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates