A nova data acontece em função dos questionamentos feitos pelos interessados durante a Sessão Pública de Esclarecimentos realizada em junho, além de manifestações feitas formalmente à Comissão Especial de Licitação. Assim, a Anac optou por prorrogar o prazo para realização do evento, para que todos os interessados tenham tempo hábil para fazer as adaptações necessárias em suas propostas.
Todos os questionamentos e manifestações feitas pelos interessados no leilão de concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, além do cronograma completo de operações, podem ser consultados no site da Anac.
Sobre o aeroporto
O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi incluído no Programa Nacional de Desestatização (PND), por intermédio do Decreto n.º 6.373/2008. O lance mínimo será de R$ 51,7 milhões e o prazo para exploração, de 25 anos. O vencedor do leilão terá três anos para construir os terminais; entretanto, o edital prevê que, em caso de conclusão das obras antes do prazo limite, a empresa vencedora terá o restante do período como bônus para exploração econômica do terminal. A Anac espera, assim, estimular a execução do projeto em um prazo mais curto.
O contrato poderá ser renovado por, no máximo, mais cinco anos, quando o aeroporto retornará ao poder público e haverá nova licitação. As empresas de aviação poderão participar do leilão, com limite de 10% do capital com direito a voto. A estimativa é de que o consórcio vencedor invista R$ 650 milhões na construção dos terminais e na operação do aeroporto. Os investimentos do governo são orçados em aproximadamente R$ 250 milhões na construção de pátio e pistas, o que está sendo realizado pelo Batalhão de Engenharia do Exército. Cerca de 80% das obras já foram executadas.
O teto de tarifas aeroportuárias no momento inicial será o mesmo estipulado pela Anac para a Infraero. Uma das exigências que constam no edital é que 95% dos embarques e desembarques de passageiros de voos internacionais sejam feitos em fingers. A previsão é que o movimento no aeroporto alcance 3 milhões em 2014; 4,7 milhões, em 2020; e 7,9 milhões, em 2030.
Fonte: Portal Copa 2014
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