A reconstrução da Air France se tornou um dos maiores projetos de Pierre-Henri Gourgeon, cujo mandato deve ser renovado em Julho (ver contras abaixo). Estas dificuldades são ignorados, como a Air France-KLM não publicar os resultados de cada empresa. Os números, que tinha acesso Libertação, mostram um atraso marcante da Air France. Em 2009-2010, a companhia francesa foi responsável por 78% do grupo de perdas históricas (1,3 bilhões de euros). No primeiro semestre de 2010-2011 (abril-setembro), esplendor tradicional com a estação de verão, KLM obteve um lucro operacional de 384 milhões de euros. Enquanto a Air France, no entanto, o dobro do tamanho, n'engrangeait 60 milhões.
A paz social. Este não é o único motivo de preocupação. Air France-KLM é a líder européia em voos de longo curso, seu ofício coração. Mas ela perde rapidamente o solo contra a Lufthansa. Segundo as nossas informações, o tráfego da Air France-KLM para a América e na Ásia é maior do que 5 a 10% da Lufthansa que, embora a diferença ultrapassou 30% no final de 2008. Catching up é ainda mais difícil para o Oriente Médio e África, bastião histórico da Air France. O avanço do grupo franco-holandês alemão há mais de 35% contra 115% dois anos atrás. Fitness Lufthansa parcialmente explicado pela recompra de sua bulimia (Suíça, Áustria, etc.) Eo menor peso dos impostos e encargos sociais na Alemanha. Mas a Lufthansa também reduziu os seus custos, enquanto a Air France se afastou de sua família, especialmente para preservar a paz social caro para a sociedade. Segundo um estudo realizado pelo Comitê Central (IAC) e apresentado na reunião de 04 de abril, a Air France tem agora os custos de produção mais elevados da Europa!
Este mau desempenho tem sido mascarado pela mégaprofits colhido através de "hedging", instrumentos financeiros utilizados para proteger-se contra preços do petróleo. Quando os cobertores se tornaram não rentáveis no auge da crise de 2009, a Air France tem encontrado estrangulado financeiramente. Que a obrigou a reduzir ainda mais os seus voos."Nós temos uma estratégia muito defensiva. Lufthansa tem uma estratégia muito agressiva e estão tomando participação de mercado ", disse Pierre-Henri Gourgeon na EAC passado. "Temos a estratégia de nossas finanças", disse ele. Lufthansa tem uma boa saúde económica. Isso é o que estamos tentando adquirir, ou seja, trabalho duro em nossos custos. "
Este é um dos objectivos do plano estratégico "Embarque" Gourgeon revelado em dezembro. No curso médio (- 5,5% em três anos), o chefe quer parar "a espiral de encolhimento" com o seu ambicioso projeto de bases nas províncias, que devem começar no final de agosto. Trata-se de aumentar o tráfego, copiando os métodos de baixo custo e aumentando a produtividade dos pilotos e comissários de bordo. Permanece se Gourgeon chegar a acordo com sindicatos. Segundo eles, a Air France planeja reduzir sua força de trabalho em 4.100 pessoas durante o período de 2010-2013, sem demissões. O esforço principal terá foco na equipe de terra, já atingida por um avião de 1.800 demissões voluntárias. Air France agora planeja terceirizar mais trabalho para parar. "Nossos salários e nossos benefícios são que nossos custos são elevados", explica o chefe de operações terrestres em uma carta a suas tropas de 7 de Abril, acrescentando que a terceirização será "mais competitiva com as empresas [para Baixo custo, ndr] que nós fazemos tanto mal. "
aliados chineses. colaterais de longo-mail, especialmente ameaçada pela Lufthansa e empresas do Golfo, Pierre-Henri Gourgeon colocação no crescimento e desenvolvimento de parcerias "por todos os meios". Ele conseguiu boas fotos do ano passado, incluindo a assinatura com a China Oriental, que faz o líder da aliança SkyTeam para a China. Ele espera concluir no prazo de cinco anos com um de seus dois parceiros chineses uma joint venture (fusão virtual sobre as linhas entre a China ea Europa, a partilha das receitas e despesas), modelada por um lado, lançado em Delta do Atlântico Norte. "Ao combinar o nosso poder de mercado e baixo custo dos chineses, que seria mais competitiva que as empresas no Golfo", congratula-se com um quadro. Com o risco, contudo, que as empresas chinesas oferecem vôos mais à custa da Air France.O Sindicato Nacional dos Pilotos de avião, a maioria, 11 mar avisou que iria assegurar que o equilíbrio entre as duas partes devem ser escrupulosamente respeitadas todas as rotas de longo curso.
Esses projetos, juntamente com a melhora das contas, dá Pierre-Henri Gourgeon boas razões para ter esperança. "Em 2011-2012, temos de re [Air France]" ligeiramente positivo "financeiramente, disse ele. Desde que, claro, que a "seqüência de quase insustentável em apuros" não quebrar a retomada das viagens aéreas. Depois que o vulcão islandês, a neve e greve dos controladores aéreos, a Air France tem sido duramente atingida pelo terremoto no Japão, a revolução árabe e à crise ivoiriense. Segundo as nossas informações, o impacto desses eventos para a empresa superior a 30 milhões de euros.
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