terça-feira, 26 de abril de 2011

0 Após três voos cancelados, brasileiros conseguem voltar de Buenos Aires

Pelo menos 2 voos da Aerolíneas registraram mais de 10 horas de atraso.
Passageiros afirmam que devem pedir indenização pelo tempo perdido.



Ao planejar a viagem do feriado prolongado de Tiradentes e Páscoa, o engenheiro químico Diogo Simon Werberich, de 25 anos, não imaginava que a viagem, do início ao fim, contaria com uma série de transtornos. Entre a ida e a volta da Argentina, Werberich e os quatro amigos com quem viajava tiveram voos adiados três vezes.

“Deveria embarcar do Rio de Janeiro para a Argentina às 6h45 de quinta-feira, mas só embarcamos às 21h porque o voo havia sido cancelado. Chegamos lá na madrugada de sexta-feira e perdemos o primeiro dia de viagem e passeios. Na volta, deveríamos embarcar às 20h45 do domingo, mas houve “overbooking” e agendaram nosso voo para as 20h45 da segunda-feira. Na segunda, chegamos às 19h no aeroporto e só embarcamos por volta das 3h desta terça”, conta o engenheiro.

Ele está entre os brasileiros que enfrentaram, na noite de segunda-feira, uma série de transtornos no Aeroparque de Buenos Aires. Pelo menos dois voos da Aerolíneas Argentinas com destino ao Brasil registraram mais de 10 horas de atraso, segundo relato de passageiros. Os atrasos foram confirmados pelo plantão de emergências do Consulado do Brasil na capital argentina.

“Conseguimos entrar no avião, a aeronave começou a andar, mas parou. O piloto disse que ocorreu um problema técnico na turbina, descemos para o conserto e ficamos no saguão de embarque das 22h às 3h”, afirma.

Bruno Ferraz Medeiros, de 26 anos, também enfrentou problemas devido aos atrasos de voos em Buenos Aires. Ele, que tinha a volta prevista para a noite de domingo, perdeu dois dias de trabalho e aulas no curso de pós-graduação.

"Perdi dois dias de trabalho, além de outros compromissos e aulas da pós-graduação. Era para ser um fim de semana prolongado, com uma viagem agradável, e acabou com uma série de transtornos. Foi péssimo”, conta o também engenheiro.

Durante o tempo de espera, os passageiros contam que a explicação para o novo atraso era o vencimento do horário da tripulação, que teria que ser substituída. “Não fomos procurados para receber uma explicação oficial sobre o atraso. E tudo isso fez da viagem muito complicada. Enquanto esperávamos, pudemos apenas comer um lanche frio e tomar um refrigerante. Foi sofrido", diz Werberich.

Alguns dos passageiros que sofreram com os transtornos dizem que registraram reclamações no Juizado do próprio aeroporto, e devem pedir indenização pelo tempo perdido.

O G1 entrou em contato com a Aerolíneas para comentar o assunto e aguarda retorno. Nesta manhã, segundo o painel de controle do portal Aeropuertos Argentina, não há registro de atrasos significativos nos voos da companhia.

Segundo passageiros, funcionários do aeroporto argentino disseram que os atrasos foram reflexos de uma “manobra premeditada dos trabalhadores da área”. A imprensa argentina chegou a noticiar, no início da Semana Santa, uma possível "operação tartaruga".

Fonte: G1.com

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