A companhia intervém, pela primeira vez, na fase de desenvolvimento após o design freeze de um aparelho do fabricante europeu. Quadros da M&E estarão colocados, nos próximos três anos, na fábrica de Toulouse.
A Airbus convidou a TAP e mais cinco companhias aéreas para integrarem o seu Airline Office, acompanhando os testes de validação e de integração dos sistemas do A350, que deverá começar a voar em meados de 2013.
Durante três anos, a TAP terá quadros em permanência na fábrica da Airbus, em Toulouse. Esta é a primeira vez em que a companhia intervém ainda na fase de desenvolvimento de uma aeronave e que a colaboração, entre companhias aéreas e a Airbus, se inicia antes do processo de montagem (Final Assembly Line), que, no caso do A350, vai começar em finais de 2011.
Gonçalo Carpinteiro, 31 anos, trabalha há cinco no departamento de Engenharia de Sistemas Aviónicos da TAP M&E. Ele é o primeiro quadro a receber “guia de marcha” para Toulouse, em Março, onde permanecerá um ano.
“A Airbus precisa do feedback das companhias para a resolução de eventuais dificuldades que surjam durante os vários testes de validação dos sistemas do A350”, explica Gonçalo Carpinteiro.
Preparar a M&E para a chegada do A350
Este avião apresenta evoluções tecnológicas significativas, sobretudo ao nível de estruturas e aviónicos. gonçalo Carpinteiro refere, como exemplo, a plataforma Integrated Modular Avionics, “que integra vários sistemas até hoje separados, mais até do que no A380”.
Esta participação no desenvolvimento do projecto traz também grandes vantagens para a TAP. Será possível conhecer, com grande antecipação, quais as adaptações que a M&E terá de fazer na sua estrutura e organização, durante o EIS (Entering Into Service) até à chegada do primeiro dos 12 aviões A350-900 à companhia, em 2014.
Além da TAP, foram convidadas pela Airbus as companhias United, US Airways, Emirates, Qatar Airways e Finnair.











0 comentários:
Postar um comentário