São Paulo - No primeiro dia útil de 2013, o Smiles passa a caminhar com suas próprias pernas. Incorporado pela GOL após a compra da Varig, em 2007, o programa de milhagem será uma empresa independente, seguindo o modelo adotado pela TAM com o Multiplus há três anos. A informação foi confirmada pelo presidente da empresa, Paulo Kakinoff, em conferência a jornalistas nesta manhã.
A investida deverá ajudar a GOL a aumentar sua receita com outras vias que não a venda direta de passagens. A consultoria Boston Consulting Group foi contratada pela companhia para estruturar o programa de fidelidade em janeiro deste ano. Ainda não foi definido se o Smiles será uma subsidiária da VRG Linhas Aéreas, controlada pela GOL, ou se será uma empresa irmã da VRG.
De qualquer forma, a GOL reforçou que a estratégia de segregar o Smiles "pode acrescentar valor na combinação dos negócios", além de oferecer uma "iniciativa de capitalização futura". Entre abril e maio de 2013, a possível abertura de capital da companhia deverá ser debatida no conselho da empresa.
A ida ou não à bolsa de valores será definida depois de avaliadas as condições do mercado para a operação. Se for para frente, o IPO poderá acontecer no segundo semestre de 2013, repetindo a bem sucedida decisão da TAM com o seu programa de fidelidade.
Hoje, o Multiplus vale 7,8 bilhões de reais na Bovespa, valor semelhante ao da própria TAM até o momento em que a empresa ainda era negociada na bolsa (depois da fusão com a LAN, a companhia passou a ter um código compartilhado, transacionado no Chile). Com a separação do negócio, a GOL planeja atingir feito semelhante. Atualmente, o valor de mercado da GOL é de 1,3 bilhão de reais.
Fonte: Exame











0 comentários:
Postar um comentário