No entanto, no mercado internacional, a Gol apresentou em dezembro queda anual de 24,0% . Segundo a companhia, a queda foi em função da devolução de três aeronaves do modelo B767 que operavam fretamentos internacionais; e a descontinuidade da operação para Bogotá na Colômbia. Em relação ao mês de novembro, a demanda internacional apresentou aumento de 3% em função da sazonalidade e maior número de dias operados entre os meses.
A oferta do sistema total apresentou crescimento de 5,3% na comparação anual, principalmente devido a alta produtividade das aeronaves, cerca de 13,3 horas-bloco diárias em dezembro de 2011 em comparação as 13,0 horas-bloco diárias em dezembro de 2010, combinado à adição de novos voos internacionais para Punta Cana na República Dominicana, Santiago no Chile, Santa Cruz de la Sierra na Bolívia. Além de novos voos e rotas em trechos domésticos partindo de Guarulhos, Santos Dumont, Brasília e Confins . A oferta foi compensada pela descontinuidade da operação de Bogotá na Colômbia e das operações internacionais das aeronaves B767. Em relação ao mês de Novembro, houve aumento de 5,0% principalmente em função da sazonalidade e maior número de dias operados entre os meses.
No período, a Gol apresentou uma taxa de ocupação no sistema total de 64,8%, queda de 3,3 pontos percentuais e aumento de 1,8 pontos percentuais na comparação anual e com o mês anterior, respectivamente.
O yield da GOL no mês de dezembro ficou ligeiramente acima na comparação anual, ficando entre R$21,0 e R$21,5 centavos. O yield do quarto trimestre ficou no mesmo patamar do mês de dezembro apresentando crescimento de cerca de 2% na comparação anual.
Segundo a companhia, desde a mudança do comportamento da indústria ocorrida ao final do segundo semestre de 2011, os yields têm apresentado uma melhora contínua, principalmente com ênfase nas principais rotas do mercado doméstico compostas, substancialmente, por passageiros com perfil de viagem a negócios, e para 2012, a companhia estima a permanência deste cenário para o ano de 2012.
Fonte: Mercado e Eventos
0 comentários:
Postar um comentário