O crescimento no fluxo do Pinto Martins em 2011 em relação a 2010 superou a marca de 10%, segundo a Infraero. Somente em voos internacionais foram movimentados em Fortaleza 229 mil passageiros. Outra estatística positiva para o aeroporto foi o crescimento no número de operações de pousou e decolagem: 64.022 em 2011, contra 60.695 do ano anterior.
Especialistas indicam que o crescimento no poder aquisitivo do brasileiro e o bom momento da economia para a classe média incentivaram o turismo doméstico, em que Fortaleza tem destaque nacional. Outro fator é que, em parte do ano, as variações cambiais do dólar americano em relação ao real tornaram desfavoráveis as condições para o turismo internacionais, fomentando de forma indireta o turismo interestadual.
Ampliação
Com uma capacidade operacional já em fase de esgotamento, atualmente, o Aeroporto Internacional Pinto Martins está prestes a ser ampliado. O edital de licitação já está aberto pela Infraero e, até 2014, uma parte da ampliação deve estar concluída na Copa do Mundo. Um novo terminal deve ser construído, a ser interligado com a atual unidade, no lado leste do aeroporto.
A obra de ampliação e modernização deve custa em torno de R$ 400 milhões. A capacidade operacional, hoje em 6,2 milhões de passageiros ao ano, deve saltar em 2014 para cerca de 9 milhões. A reforma completa, prevista para terminar em 2016, contempla uma capacidade para 14 milhões de pessoas.











0 comentários:
Postar um comentário