Em 2010, a taxa de ocupação dos aviões da TAP atingiu os 74,6%, mais 6 pontos percentuais do que o registado em 2009. E, este ano, a transportadora aérea portuguesa já está a crescer 9% acima do ano passado. Resultado em muito do bom desempenho de alguns mercados em particular, como o brasileiro e o africano, aliado ao reforço de rotas e à entrada em novos destinos, conforme explica Luiz da Gama Mór, administrador executivo da transportadora.
Numa altura em que a sombra da privatização paira sobre a TAP, Luiz da Gama Mór diz-se mais empenhado em melhorar o desempenho da companhia, fomentando uma cultura de proximidade e satisfação ao cliente. Depois de alguns anos a comunicar o atributo preço - num cenário de profunda competitividade com as low cost -, o que a TAP quer agora é mostrar a sua proximidade e a capacidade de apresentação de serviços… que outras não têm.
A TAP transportou mais pessoas este trimestre face ao homólogo de 2010 e já disse publicamente que quer que a TAP transporte 9,5 milhões de passageiros em 2011. Os dados até agora indicam que está no bom caminho?
Neste momento já crescemos 9% acima do ano passado, o que está acima dos objectivos que tínhamos. Esse aumento deve-se mais a alguns sectores de rede que outros, nomeadamente o longo hall Brasil, que está a ser muito forte. No ano passado, a receita gerada em Portugal representou 29% da receita da TAP, o que significa que 71% é gerado lá fora. Somos a maior empresa exportadora. E essa tendência - de diminuir o percentual da venda em Portugal - mantém-se.
Apesar de as receitas da TAP estarem a aumentar, a receita gerada em Portugal no acumulado até Abril está 4% abaixo do ano passado. Não é uma quebra muito grande e tem sido compensada com o crescimento que temos tido fora.
No início do ano estimou que a companhia crescesse 5% este ano. Tendo em conta que já está em 9%, é um número a rever?
Nunca revemos números.
O orçamento é composto de um conjunto de variáveis muito alargado - desde preço de combustíveis a preço passageiro.
Os mercados que mais cresceram, em número de passageiros, foram o brasileiro (25%) e africano (11%). Serão nestes que vão continuar a apostar? No Brasil entraram agora em Porto Alegre…
Isso já era um projecto desde o final do ano passado. Estamos a crescer muito no Brasil - nos primeiros quatro meses 4%, depois do ano passado já ter sido muito elevado - e noutros mercados também. Como há uma queda de tráfego nos mercados tradicionais, estamos a tentar compensar noutros, nomeadamente no Brasil, onde estamos agora com o nosso 10.º destino que é Porto Alegre. Pretendemos reforçar ainda mais a nossa presença no Brasil, em Setembro-Outubro. Tivemos também um cres*cimento significativo no Norte de África, mas temos um crescimento importante na Europa, com Dusseldorf, Manchester, Atenas, Viena, Bordéus e Dubrovnick.
Disse recentemente que a companhia aérea quer reforçar a sua actuação na América do Sul, a partir de Porto Alegre, existindo alguns contactos com parceiros para avançar com voos para destinos como Montevideu ou Santiago do Chile. Como está este processo?
A nossa ideia é que Porto Alegre seja a porta de entrada no Cone Sul da América do Sul. Mas isso só se constrói a médio prazo, porque depende de ligações que haja de Porto Alegre para a América do Sul.
Estamos em negociação com a Pluna - a empresa aérea do Uruguai - e pretendemos aumentar a nossa presença nesse país.
Este é um projecto conjunto nosso com o Governo gaúcho, mas a ideia é que Porto Alegre seja de facto a porta de entrada para o Cone Sul da América do Sul.
Ainda há mais brasileiros a voar para Portugal do que portugueses para o Brasil?
Os nossos voos são Brasil-Europa e Europa-Brasil, pelo que é difícil dizer, do total de brasileiros que vêm, se estão a vir para Lisboa ou para Paris… Mas a diferença é imensa: o ano passado, 51% dos passageiros no total eram brasileiros (nestas rotas), 16% portugueses e o resto europeus. Temos 10 voos diários…
A crise no Norte de África tem aumentado - à semelhança do que está a acontecer na hotelaria - a procura de voos para o Algarve e Madeira?
O destino Madeira estava a cair. Temos feito um trabalho conjunto para promover novos mercados e ainda há pouco fizemos o lançamento do destino Madeira no Brasil - uma acção conjunta do Turismo de Portugal, TAP e Secretaria de Turismo da Madeira -, além de que estamos com uma oferta para que quem compre o destino Lisboa-Madeira a partir do Brasil não tenha que pagar a ligação ao Funchal. Acredito que a Madeira vai ter um excelente Verão.
Fonte: Revista Marketeer.
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