A punição ocorreu após um escândalo de corrupção, envolvendo propina, durante a feira de aviação Aero-India, em Bangalore. Rao teria subornado um oficial da força aérea indiana em troca de um lugar mais vantajoso para o caça Rafale ficar exposto no evento.
A Força Aérea Indiana enviou uma notificação para o Ministério da Defesa Indiano e para a embaixada Francesa comunicando a decisão de declarar P V RAO “persona non grata”. A decisão significa que RAO não poderá mais participar de nenhuma reunião do processo de licitação, nem entrar na sede da força aérea em Nova Deli.
Ainda segundo a matéria, os caças Rafale da Dassault e o Eurofighter da EADS são tidos como favoritos na avaliação técnica deste processo de licitação, que é provavelmente o maior do mundo em andamento. Outras fontes afirmam que o Gripen NG também concorre com chances, em especial, pela transferência de tecnologia e pelo custo menor do que os aviões franceses.
Este não é o primeiro incidente que ocorre nesta concorrência. Um oficial já foi pego copiando dados da avaliação técnica na sede da forca aérea e um documento da licitação foi encontrado em uma estrada em Nova Deli.
0 comentários:
Postar um comentário