
O presidente Lula defendeu, na terça-feira, a compra do Aerodilma. Segundo ele, “não tem por que não comprar”, apesar de o custo ser mais de cinco vezes maior ao do Aerolula.
Para Lula, Brasil passa “humilhação” pelo fato de o atual avião ter autonomia de 12 horas, insuficiente para deslocamentos para alguns pontos do planeta. – Diário Catarinense.
‘Não tem por que não comprar’, diz Lula sobre Aerodilma
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (30) a compra do Aerodilma. A aquisição do novo avião presidencial, com mais autonomia de voo, já vem sendo estudado pelo Palácio do Planalto, conforme revelou a Folha.
Segundo o presidente, “não tem por que não comprar”, apesar de o custo ser mais de cinco vezes superior ao do Aerolula.
Para Lula, Brasil passa “humilhação” pelo fato de o atual avião ter autonomia de 12 horas, insuficiente para deslocamentos diretos para determinados pontos do planeta.
“Você deveria perguntar para a imprensa que viajou num sucatão para saber o que é uma viagem presidencial. O Brasil não pode ser um país grande do jeito que é, e ter um comportamento humilhante muitas vezes lá fora”, disse.
Para o presidente, que chamou o apelido Aerolula, dado ao seu avião, de bobagem, afirmou que, “se for necessário, tem que comprar”.
“Não tem por que não comprar”, afirmou em entrevista após visitar as obras da Usina Hidrelétrica Estreito, no Maranhão. – Breno Costa, Folha OnLine.
“Aerodilma” será mais caro, mas não tão luxuoso como o avião presidencial russo
Custam de 230 a 300 milhões de dólares cada, conforme a configuração, os aparelhos Airbus A340 VIP ou o A 330 MRTT, entre os quais o governo Lula cogita de adquirir duas unidades para servirem como aviões-tanque de reabastecimento para a Força Aérea Brasileira (FAB) – e um deles, devidamente adaptável, também como avião presidencial a tempo de ser utilizado no curso da presidente eleita Dilma Rousseff.
Se confirmada a compra, que o próprio Lula já abordou e defendeu publicamente, o “Aerodilma” custará várias vezes o preço de um dos aviões presidenciais maiores e mais luxuosos do mundo: o gigantesco Ilyiushyn IL-96-300 que serve o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev.
O IL-96-300, capaz de abrigar em uma versão comercial 300 passageiros em classe econômica, custa cerca de 50 milhões de dólares, e o governo russo desembolsou mais 15 milhões pela redecoração da versão presidencial, ocorrida há dois anos e a cargo da empresa britânica Diamonite Aircraft Furnishings.
Empuxado por quatro poderosas turbinas Pratt & Whitney, com autonomia para 13.500 quilômetros de voo sem reabastecer, o avião de Medvedev tem as paredes revestidas de seda, assentos de couro, mármore no chão de vários compartimentos, um grande salão de reuniões, ícones e objetos de arte e, no apartamento privado do presidente, o banheiro tem peças revestidas em ouro. – Ricardo Setti, Veja, 02/Dez/2010.
Segue, abaixo, fotos do interior do avião presidencial da Rússia, o Ilyushin IL-96-300.

0 comentários:
Postar um comentário