
Pela primeira vez, nos últimos cinco anos, o fluxo de passageiros no aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, fecha um período menor que o registrado no ano anterior. As informações são da Infraero e revelam que até julho deste ano um total de 611.854 passageiros fez uso do aeroporto, situado na zona Norte da capital piauiense, enquanto que no mesmo período do ano passado esse número ultrapassou a casa dos 615,6 mil passageiros.
São exatos 3.781 passageiros a menos que embarcaram ou desembarcaram no aeroporto de Teresina até julho, em relação a 2011. Antes, somente em 2008 havia acontecido redução equivalente, quando 282.953 passageiros haviam passado pelo aeroporto nos sete primeiros meses daquele ano, contra pouco mais de 295 mil no mesmo período do ano anterior, ou seja, até o mês de julho de 2007.
Depois desse período, analisando as estatísticas até julho dos anos seguintes, houve uma crescente do número de passageiros embarcando e desembarcando no aeroporto Petrônio Portela. O maior índice mesmo foi registrado ano passado, quando exatos 615.635 passageiros passaram pelo local. Uma das explicações para a pequena redução de passageiros esse ano, na comparação com ano passado, seria a crise financeira mundial, que teria encarecido as passagens.
Em junho, a Infraero entrou uma pequena reforma no aeroporto da capital para acomodar melhor os passageiros. No entanto, no mês seguinte, a ministra-chefe de Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, anunciou que a reforma e ampliação do Aeroporto de Teresina está no Projeto Nacional de Aeroportos Brasileiros. Segundo ela, o aeroporto deverá ter, após sua reforma, capacidade para receber até 2,5 milhões de passageiros por ano.
Ano passado, mais de um milhão de passageiros fizeram uso do aeroporto, que deverá receber investimentos na ordem de R$ 220 milhões para ampliação, além de R$ 34 milhões destinados ao pagamento de indenização referente a desapropriações de moradores de terrenos próximos ao aeródromo.
Fonte: Portal AZ
0 comentários:
Postar um comentário