sexta-feira, 9 de setembro de 2011

0 Embraer Defesa e Segurança voará junto com empresa israelense


Transferência de tecnologia de não-tripulado




Surge a Harpia Sistemas para explorar veículos aéreos com controle remoto

A Embraer Defesa e Segurança e uma subsidiária da empresa israelense Elbit Systems Ltd, a AEL Sistemas, formalizaram nesta quinta-feira uma parceria para a criação de uma nova empresa, Harpia Sistemas, que tem como foco a exploração do mercado de veículos aéreos não-tripulados, denominados de Vant. A Embraer Defesa e Segurança é detentora de 51% do capital social da Harpia, e a AEL 49%.

Com sede em Brasília, as atividades da Harpia envolverão marketing, desenvolvimento, integração de sistemas, fabricação, comercialização e suporte pós-venda de Vant, bem como simuladores e atividades de modernização de sistemas aviônicos. A empresa oferecerá soluções mais abrangentes em sistemas complexos, aumentando a oferta de produtos genuinamente brasileiros no mercado de defesa e segurança.

"Entre as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END) estão a busca de parcerias para o desenvolvimento e capacitação tecnológica e a fabricação de produtos de defesa nacionais", disse Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança. "A criação da Harpia está em perfeito alinhamento com a END e será um importante instrumento para atender às necessidades das forças armadas e de segurança, devendo-se também ressaltar o potencial de aplicação dual do Vant e da tecnologia gerada em sua obtenção", acrescentou

Transferir tecnologia

O executivo da Embraer Rodrigo Fanton, anteriormente dedicado à área de suprimentos, foi designado CEO da nova empresa. Como parte desta parceria, e com o objetivo de participar no processo de transferência de tecnologia para o Brasil, a Embraer Defesa e Segurança fará a aquisição de 25% do capital social da AEL.

"Estamos muito contentes com a decisão da Embraer Defesa e Segurança em investir na AEL e com o estabelecimento desta sociedade, que é prova do alto nível de satisfação e confiança mútua que nossas duas empresas desenvolveram ao longo de muitos anos de cooperação", disse Shlomo Erez, presidente da AEL Sistemas. A AEL foi uma das primeiras fornecedoras de sistemas para o turboélice de treinamento básico Tucano e o caça subsônico AMX, aeronaves fabricadas pela Embraer nas décadas de 1980 e 1990. Atualmente, a empresa fornece o sistema aviônico do turboélice de ataque leve e treinamento avançado Super Tucano, bem como dos caças F-5M, modernizados pela Embraer para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Reabastecimento

A companhia anunciou também nesta quinta-feira que selecionou a Cobham, empresa com sede em Dorset, Inglaterra, para fornecer os pods de reabastecimento em vôo para o jato KC-390. "O inovador jato de transporte militar e reabastecimento KC-390 da Embraer definiu requisitos exigentes a serem cumpridos pelos fornecedores", disse Eduardo Bonini Santos Pinto, vice-presidente de Operações & COO, Embraer Defesa e Segurança. "A vasta experiência no setor aeroespacial da Cobham e os mais de 75 anos de história da empresa agregam expertise e produtos comprovados aos projetos da Embraer."

Os pods de reabastecimento em vôo são sofisticados dispositivos instalados embaixo das asas que possibilitam a transferência de combustível do KC-390 para outra aeronave. O processo é realizado por meio de uma mangueira retrátil que se conecta à aeronave a ser abastecida. Após o reabastecimento, o conjunto é recolhido e guardado dentro do pod (estrutura usada, também, para armazenar combustível). A operação é controlada e monitorada, todo o tempo, pela tripulação da aeronave, por meio de painéis de controle e câmeras de vídeo.

FAB

"A Cobham está feliz por ter sido escolhida pela Embraer e pela Força Aérea Brasileira para fornecer os pods de reabastecimento em vôo para o KC-390. Este programa é muito importante para a companhia e o rigoroso processo seletivo reforçou a posição da empresa de líder mundial no fornecimento deste tipo de sistema", disse Iain Gibson, vice-presidente da Cobham Mission Equipment

A empresa é especializada no fornecimento de informações, conectividade e meios de comunicação para o mercado de defesa, segurança e comercial. O grupo possui clientes e parceiros em mais de 100 países e receita em torno de US$ 3 bilhões.

Radar

A Embraer Defesa e Segurança selecionou a SELEX Galileo, da Itália para fornecer o sistema de radar de missão para o jato de transporte militar e reabastecimento KC-390. "Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até o momento pela atual e desafiadora fase de seleção de fornecedores de sistemas-chave do KC-390" disse Eduardo Bonini Santos Pinto, vice-presidente de Operações & COOda companhia. "Acreditamos que a SELEX Galileo tem a expertise, experiência e atuação global para ser um importante parceiro do programa de transporte militar da Embraer."

O radar tático Gabbiano, modelo T-20, da Selex Galileo, utiliza tecnologia de última geração para executar todas as missões do KC-390. Contando com um transmissor que usa a nova tecnologia SSA (Solid State Amplifier), este radar tem a vantagem de possui maior MTBF (Tempo Médio entre Falhas), além de apresentar consumo de energia, peso, volume e custos de manutenção reduzidos.

"Estamos trabalhando com a Embraer em vários programas, fornecendo sistemas embarcados, e ficamos particularmente honrados com a escolha do nosso avançado sensor de radar como base para a nova aeronave de transporte da Embraer. O KC-390 deverá ter uma atuação destacada no mercado mundial de transporte aéreo tático e temos a honra de fazer parte deste programa", disse Fabrizio Giulianini, CEO da Selex Galileo,

Feira na Rússia

A Embraer participará da sexta Exibição Internacional de Aviação Executiva Russa, JetExpo 2011, no Centro de Aviação Executiva Vnukovo-3, em Moscou, Rússia, de 14 a 16 de setembro. A empresa promoverá todo o portfólio de jatos executivos e exibirá o Phenom 300, o Legacy 650 e o Lineage 1000, das categorias light, large e ultra-large, na mostra estática.

"Um ano após a apresentação oficial do Lineage 1000 na JetExpo 2010, temos a satisfação de participar mais uma vez do principal evento de aviação executiva da Rússia, apresentando o novo Legacy 650", disse Colin Steven, Diretor de Marketing e Vendas da Embraer - Europa, Oriente Médio e África, Aviação Executiva.

"O Legacy 650 é a aeronave large de maior valor para o mercado russo, devido ao longo alcance, confortável interior com três zonas de cabine e amplo compartimento de bagagem. Nossa participação de mercado na Rússia continua aumentando e esta é uma boa demonstração da aceitação do Legacy 600".


Fonte: Monitor Mercantil

0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes do Mundo

free counters

Licença

Licença Creative Commons
Proibido Copiar Postagens Desse Blogger , Com Tanto que Adicione nosso Link a Tal Postagem Copiada. de Geração Aviação é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported.
 

Geração Aviação Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates