quarta-feira, 14 de setembro de 2011

0 De 66 terminais, só 7 foram lucrativos



Enquanto recebia os envelopes com as ofertas para a concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, ontem na BM&F Bovespa, a Anac divulgava um relatório que aponta que apenas sete da rede de 66 aeroportos da Infraero foram totalmente lucrativos em 2010. Um total de 15 aeroportos tiveram receitas superiores aos custos de operação, mas esse número cai para sete terminais quando se levam em conta os custos de depreciação dos ativos e de remuneração dos bens que pertencem à União.
Dos cinco aeroportos que o governo pretende transferir para a iniciativa privada, apenas os aeroportos de Guarulhos e de Viracopos foram rentáveis em qualquer hipótese. Eles tiveram desempenho positivo, respectivamente, de R$ 303,4 milhões e R$ 50,5 milhões. Brasília e Confins fecharam o ano passado no azul, mas deram prejuízo quando se calculam os custos de depreciação e remuneração. Já o Galeão ficou inteiramente no vermelho: R$ 199,6 milhões com depreciação e remuneração à União e R$ 66,8 milhões sem esses custos.
O relatório da Anac também inclui um índice de eficiência operacional, que mede o custo da movimentação de cargas e passageiros. Nos 17 aeroportos de categoria 1 da Infraero, onde há cobrança de tarifas mais caras, 15 terminais melhoraram seu desempenho no ano passado. Apenas Salvador e Galeão pioraram seus índices. O aeroporto com maior eficiência operacional, conforme o relatório da Anac, é o de Brasília. Guarulhos, apesar de registrar um índice bastante inferior ao de Brasília, foi um dos aeroportos com maior crescimento no ano passado, 16%, enquanto o Galeão registrou queda de 6% na medida de eficiência calculada pela Anac.
Apesar do cronograma apertado, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República pretende licitar, no fim de dezembro, três aeroportos: Guarulhos, Viracopos e Brasília. Galeão e Confins seriam leiloados em uma segunda etapa. Nesses dois casos, o calendário não foi definido pelo governo.(DR)


Fonte: Valor Economico

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