quinta-feira, 29 de setembro de 2011

0 Concessões: Atrasos em voos e check-in serão punidos na hora de o governo calcular reajustes

Obras no aeroporto de Cumbica- Guarulhos em Sao Paulo. foto Fernando Donasci/ Agencia OGlobo.



As empresas que vencerem os leilões de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos (Campinas) terão que oferecer ao usuário o nível de serviço "C" da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata). A escala varia de "A" a "F" e considera fluxo de passageiros, atrasos e nível de conforto. Os contratos também fixarão metas (tempo máximo de espera para deslocamento de aeronaves e passageiros) que as concessionárias terão que cumprir, sob pena de serem punidas no reajuste anual das tarifas ou obrigadas a aumentar o investimento. Segundo fontes do governo, Guarulhos tem notas "D" e "E" (horários de pico); Brasília, "D"; e Viracopos (com grande espaço para ampliação), "C".

O tempo de espera das aeronaves na fila para decolagem, por exemplo, terá que ser de até cinco minutos em 95% dos casos e 99% delas não poderão aguardar por mais de 15 minutos. Ou seja, a tolerância será de apenas 1%. O prazo para entrada do avião na posição de pátio não poderá ultrapassar dez minutos.


Na fila dos raios X para passageiros, só será permitida espera superior a cinco minutos em 5% dos casos, e apenas 2% dos viajantes poderão aguardar por mais de 15 minutos. As metas para check-in, embarque, desembarque e restituição de bagagem estão sendo finalizadas e vão considerar 99% do volume de usuários.

Os parâmetros serão mensurados em relatórios anuais, sob a fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que autoriza os reajustes tarifários. E, a cada 12 meses, serão realizadas pesquisas para que o usuário avalie itens como alimentação (qualidade e variedade), sanitários (limpeza, higiene e localização), assentos na sala de embarque (qualidade e quantidade), placas de sinalização, informação sobre voos, serviços de telefone e internet, estacionamento e meios de transporte (táxi e outros).


Terminal de NY é exemplo para Brasil

Na categoria "A" da Iata, estão os melhores aeroportos do mundo, com espaço de sobra, independentemente do horário de pico, e excelente nível de serviço e conforto, como New Doha e Cingapura (terminal 3). Os aeroportos com nota "C", pretendida para os terminais brasileiros, oferecem bom nível de serviço, atrasos aceitáveis e bom nível de conforto. Estão nesse nível Nova York, São Francisco, Nova Délhi (terminal 3), Heathrow (terminal 5), Toronto, Vancouver, Brisbane e Sydney. São exemplos de aeroportos com nota "D" (com fluxo aceitável, atrasos suportáveis e conforto adequado) Atlanta, Miami (vários terminais) e Hong Kong.

Os da categoria "E" oferecem nível de atrasos inaceitável e conforto inadequado, como Lima e Bogotá. A nota "F", a mais baixa, pressupõe inaceitável nível de serviço, de cruzamento de fluxos e falência do sistema, atrasos e nível de conforto inaceitáveis.

Os contratos de concessão vão prever investimentos iniciais para permitir que os aeroportos saiam da situação atual para o nível "C". Depois disso, serão disparados gatilhos de investimentos, de acordo com o crescimento da demanda.




Fonte: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes do Mundo

free counters

Licença

Licença Creative Commons
Proibido Copiar Postagens Desse Blogger , Com Tanto que Adicione nosso Link a Tal Postagem Copiada. de Geração Aviação é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported.
 

Geração Aviação Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates