quinta-feira, 22 de setembro de 2011

0 Aeroporto de Joinville, em Santa Catarina, testa falcão-robô para espantar aves

Posted Image


O aeroporto de Joinville, em Santa Catarina, está testando um sistema inédito para espantar aves, principalmente quero-queros, e evitar choques com as aeronaves. Trata-se de um falcão-robô desenvolvido pela empresa de consultoria ambiental Hyabusa. Os testes começaram nesta terça-feira. O aeroporto de Joinville está em primeiro lugar no ranking de colisões de aves: são 19 a cada dez mil operações de voo. Este ano, já foram registradas 15 colisões em dez mil operações.

O falcão-robô tem 1,6 metro de envergadura, pesa quase dois quilos e tem o formato de uma ave de rapina. Os testes serão realizados nos próximos dez dias. O falcão-robô tem uma bateria com duração de 20 minutos. Ela permite que o equipamento voe num raio de até 3 quilômetros. O falcão-robô vai levantar voo antes de cada pouso ou decolagem. A intenção é que as aves identifiquem o falcão como predador e procurem outros territórios. Para saber se o falcão-robô está cumprindo seu papel, as aves serão identificadas com anilhas. Depois, serão monitoradas para constatação de que mudaram de território.

O falcão-robô já foi testado também no aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.


Fonte: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes do Mundo

free counters

Licença

Licença Creative Commons
Proibido Copiar Postagens Desse Blogger , Com Tanto que Adicione nosso Link a Tal Postagem Copiada. de Geração Aviação é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported.
 

Geração Aviação Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates