sábado, 11 de junho de 2011

0 Passageiros invadem pista em protesto contra atraso de voo para Natal



A pista do Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes/Gilberto Freyre foi invadida na madrugada dessa sexta-feira (10) por um grupo de 30 passageiros da Gol Linhas Aéreas, que não aceitavam esperar mais de seis horas para embarcar para Natal, no Rio Grande do Norte. Os usuários, indignados, chegaram a se posicionar embaixo das asas de um avião da Gol e alguns colocaram as malas como obstáculo para a roda da aeronave que estava na pista. O tumulto durou cerca de 30 minutos e só foi desfeito depois que agentes da Polícia Federal e a equipe de segurança da Infraero conseguiram retirar os passageiros do
local.

O protesto feriu as normas de segurança do aeroporto, trazendo riscos à aterrissagem de outros aviões e à própria integridade física do grupo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que aguarda a notificação da Infraero para dar início a um procedimento investigativo sobre o caso. Em relação à invasão da pista, a Infraero também poderá ser responsabilizada
caso se confirme que houve falha no sistema de segurança.

O mal-estar teve início quando o voo 1802 partiu de Guarulhos (SP) às 23h da quinta-feira e faria uma escala em Natal (RN). A aterrissagem foi suspensa, segundo a companhia, em função da forte neblina que fechou o Aeroporto Augusto Severo, em Natal. O grupo de 30 passageiros teve que descer no Guararapes por volta das 4h e ficou esperando em uma sala para embarcar para
o Rio Grande do Norte. Cerca de uma hora e meia depois, eles foram informados de que só poderiam seguir para Natal às 12h30, num voo da TAM. Foi quando tomaram a decisão de invadir a pista.

Na manhã da sexta-feira, os passageiros reclamavam. O empresário Fábio Wilson Nonis, 28, não conseguiu ir a um leilão de telefonia móvel e perdeu cerca de R$ 180 mil. "Outros perderam licitações. Quero ver quem vai arcar com isso", desabafou. O grupo vai entrar com uma ação civil pública contra a companhia aérea.

A Gol disponibilizou R$ 25 para cada passageiro se alimentar e ofereceu transporte terrestre, viagem para Natal de Van, mas apenas quatro pessoas aceitaram. Em nota oficial, a companhia disse que o pouso em Natal não foi possível devido às más condições meteorológicas. "A companhia julga importante salientar que alterações de trajeto e horários de voos em virtude
de condições climáticas adversas são procedimentos, ainda que indesejados, às vezes necessários na aviação". A Infraero comunicou que a ocorrência não interferiu nas demais operações de pousos e decolagens no Recife.

SAIBA MAIS

O que diz trechos da resolução nº 141 da Agência Nacional de Aviação Civil

Art. 3º - Em caso de atraso no aeroporto de partida por mais de quatro
horas, o transportador deverá oferecer as seguintes alternativas ao
passageiro:
I - a reacomodação:
a) em voo próprio que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino, na
primeira oportunidade;
b) em voo próprio a ser realizado em data e horário de conveniência do
passageiro;
II - o reembolso do valor integral pago pelo bilhete de passagem

Parágrafo único. O transportador também poderá oferecer ao passageiro, nas
hipóteses deste artigo, a opção de reacomodação em voo de terceiro que
ofereça serviço equivalente para o mesmo destino

1º A assistência material consiste em satisfazer as necessidades imediatas
do passageiro, gratuitamente e de modo compatível com a estimativa do tempo
de espera, contados a partir do horário de partida

I - superior a uma hora: facilidades de comunicação, tais como ligação
telefônica, acesso a internet ou outros;
II - superior a 2 (duas) horas: alimentação adequada;
III - superior a 4 (quatro) horas: acomodação em local adequado, traslado
e, quando necessário, serviço de hospedagem.



Fonte: Diário de Pernambuco

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