sábado, 16 de abril de 2011

0 Mesmo com reforma, Confins chegará à Copa superlotado



Mesmo se conseguir tirar do papel a expansão do terminal 1, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, chegará à Copa do Mundo de 2014 operando a 125% da sua capacidade. A superlotação do aeroporto só não será maior que a do de Natal (RN), que deve operar com 186% da capacidade na data do mundial. A estimativa é da "Nota Técnica Aeroportos do Brasil", divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Hoje, o aeroporto opera com 145% da capacidade.
A situação mineira pode ficar ainda pior caso a obra de Confins não fique pronta a tempo. Atualmente, o processo de licitação está suspenso por determinação do Ministério Público, que questiona os aspectos ambientais da intervenção. Hoje, o aeroporto atende a cerca de 7,25 milhões de passageiros por ano, 45% a mais que a capacidade, que é de 5 milhões. Quando a obra, orçada em cerca de R$ 408 milhões, estiver concluída, o aeroporto poderá receber 8,5 milhões de passageiros por ano, mas a estimativa do Ipea é que, até lá, a demanda anual seja de 10,6 milhões de usuários.
O presidente da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 para Minas Gerais, Sérgio Barroso, acredita que, em breve, a obra do terminal 1 seja liberada pelo Ministério Público. Segundo ele, em 90 dias já será possível ter homens trabalhando na expansão do aeroporto. Ele diz que a previsão de conclusão da empreitada é outubro de 2013, depois da Copa das Confederações, mas ainda a tempo da Copa do Mundo.
Mesmo assim, ele diz que a situação continuará "em um nível preocupante". "Um bom aeroporto, em qualquer parte do mundo, usa 80% da usa capacidade nominal", afirma. Barroso diz que a questão com o Ministério Público depende "de uma conversa". "A Infraero deve ter essa conversa nos próximos dias, e o governo do Estado vai ajudar", diz. Para ele, a licença ambiental está correta e não haverá danos ambientais. "Se tinha alguma coisa lá (a ser preservado) já foi tudo mexido", afirma. Ele também afirma que, quando voltar da China, a presidente Dilma Rousseff irá se reunir com governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa do Mundo para tratar de assuntos de infraestrutura.

"Desconhece"

Infraero não comenta

BRASÍLIA. A Infraero, estatal que administra os aeroportos, informou que "sobre o estudo em questão (do Ipea), desconhece as bases técnicas utilizadas e não participou de qualquer discussão, de modo que não pode fazer qualquer tipo de avaliação a respeito". O levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), órgão ligado à Presidência da República, prevê que as obras em nove aeroportos das 12 cidades-sedes da Copa 2014 não ficarão prontas até o evento.
O estudo, assinado pelos pesquisadores Carlos Alvares da Silva Campos Neto e Frederico Hartmann de Souza, aponta que a média de prazo de obras de infraestrutura de transporte no país é de 80 meses após o fim da fase de projetos.
De acordo com os pesquisadores, as obras dos aeroportos de Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos (SP), Salvador, Campinas (SP) e Cuiabá (MT) em 2010 ainda estavam em fase de projeto e só ficariam prontas em 2017, caso os prazos médios de elaboração de projetos, licenciamentos, sejam iguais aos da média no país. Já os de Confins e Porto Alegre estão com projetos básicos prontos e também não ficariam prontos a tempo da Copa.
O Ipea também diz que mesmo que as obras fiquem prontas, elas foram subdimensionadas e não atenderão à demanda em 2014. Os estudiosos apontam que a Infraero apresenta nos últimos anos dificuldades para aplicar seus planos de investimento. Segundo eles, no período entre 2003 e 2010, a empresa só aplicou 44% dos recursos que estavam previstos para ampliação de aeroportos.


Fonte: O tempo

0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes do Mundo

free counters

Licença

Licença Creative Commons
Proibido Copiar Postagens Desse Blogger , Com Tanto que Adicione nosso Link a Tal Postagem Copiada. de Geração Aviação é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported.
 

Geração Aviação Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates