O exercício será realizado um ano após o incidente real com contaminação por cinzas vulcânicas que provocou o fechamento por vários dias do espaço aéreo europeu em Abril de 2010, e tem por objetivo testar as medidas que foram desenvolvidas desde então para que todo o continente possa enfrentar melhor situações semelhantes.
Segundo o EUROCONTROL no primeiro dia, após a simulação de uma erupção no vulcão Grimsvötn na Islândia que espalhará as cinzas vulcânicas sobre o Atlântico Norte e a Europa, os países do continente entrarão em contato com o próprio EUROCONTROL para pedir que sejam implementadas restrições ou que seja fechado o espaço aéreo sobre eles tendo por base os atuais procedimentos apresentados por cada país.
Feito isso, no segundo dia será testada uma atuação harmônica envolvendo toda a Europa e em linha com o material de direcionamento desenvolvido pela ICAO desde Abril do ano passado, voltado a auxiliar o gerenciamento das operações aéreas em condições de contaminação ou quando há previsão para contaminação do espaço aéreo com cinzas vulcânicas.
Ao todo participarão do exercício mais de 70 companhias aéreas, 14 provedores de serviços de navegação aérea e 10 autoridades nacionais de aviação.
Também estarão presentes auxiliando o exercício a EASA (European Aviation Safety Agency), o Centro de Alerta de Cinzas Vulcânicas de Londres e a Comisão Européia.
0 comentários:
Postar um comentário