A companhia pretende recuperar "a operabilidade na rede de voos" este domingo, segundo um painel informativo junto às telas de saídas.
Os voos com destino a São Paulo, Santiago do Chile, Buenos Aires, Montevidéu, Johanesburgo e Cidade do México partiram esta madrugada.
Os voos noturnos nacionais foram cancelados e a companhia aérea só garante a saída de três voos para o resto da Europa nessa faixa horária.
O espaço aéreo da Espanha foi reaberto após o caos provocado devido à paralisação dos controladores de voo, informou a Aena, órgão aeroportuário do país.
A agência informou no seu site que os controladores de voo haviam começado a voltar ao trabalho. A expectativa é de que o tráfego aéreo volte à normalidade em até 48 horas, disse o ministro do Trabalho, Jose Blanco.
O governo chegou a declarar estado de alerta diante da paralisação, que afetou cerca de 600 mil passageiros em todo país.
Passageira colombiana descansa ao lado do carrinho com bebê no aeroporto de bibão,no norte do país.
A medida, sem precedentes na história da Espanha democrática, significa que os controladores aéreos estariam "mobilizados" com sua entrada em vigor, com duração máxima de 15 dias, segundo explicou em entrevista coletiva o primeiro vice-presidente do Executivo, Alfredo Pérez Rubalcaba.
A Aena não possui ainda um dado exato do número de passageiros afetados. Na sexta-feira, dos 5.032 voos programados apenas 3.346 operaram. Para este sábado estavam previstos 4.307 e, por enquanto, 1.316 deixaram de voar.
Durante as mais de 18 horas em que esteve fechado espaço aéreo espanhol apenas foi permitida a aterrissagem de alguns aviões, a maior parte vindos da América Latina.
0 comentários:
Postar um comentário