A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ao governo do Acre, na manhã de ontem, 28, que a pista de pouso do Aeroporto de Rio Branco teve sua reforma finalizada. A pista do aeroporto da capital, que tem 2.158 metros de extensão, estava com sua capacidade reduzida em 600 metros, o que obrigou as aeronaves que operam as frequências na capital a diminuir o peso, seja em passageiros ou cargas, e causou inúmeros transtornos ao povo acreano.
Ao mesmo tempo em que anunciou a conclusão da obra, o governador Tião Viana anunciou que vai até Brasília para assinar o plano para o projeto arquitetônico do novo aeroporto internacional do Acre. Orçado em R$ 5 milhões o plano deve ficar pronto em poucos meses e deve apontar onde o aeroporto será construído. Tião Viana informou que os estudos indicam para o Segundo Distrito da capital. O novo aeroporto deve custar em torno de R$ 400 milhões.
Por conta da reforma e da redução na capacidade operacional, o aeroporto de Rio Branco perdeu o status de internacional. A Infraero garantiu que logo após a reforma o aeroporto volta a receber o título.
Fonte: http://www.ac24horas.com/portal/index.php?...&Itemid=112
Em tempo: Foi recuperado um trecho de 600 m da cabeceira 24. O exército (7º BEC) começou a obra em junho/2010 e agora quase um ano depois foi concluido o serviço. Falta recuperar a cabeceira 06 e o meio da pista. Durante essa reforma os aviões não puderam decolar e pousar com a capacidade máxima de peso. No fim do ano foi um caos completo. Daqui uns dois meses deve começar a reforma da outra cabeceira e de novo deve vir as restrições. E o Governo do Estado que construir um outro complexo aeroportuário para Rio Branco.
0 comentários:
Postar um comentário