Em 19 de julho de 2007, a portuguesa TAP reativou a ala internacional do aeroporto candango, com 273 a bordo, o Airbus A340 vindo de Lisboa pousou às 16:44 no aeroporto de Brasília. Os números apresentados pela companhia portuguesa mostram que a decisão foi acertada, pois menos de um mês após o primeiro vôo a ocupação na rota Brasília-Lisboa-Brasília já era superior a 80%.
Hoje o cenário é outro: Delta, American Airlines, Tam, Lan e Taca iniciaram, em menos de 4 anos, voos para Atlanta, Miami e Lima. Nos próximos meses Copa e Pluna também estreiam no aeroporto Juscelino Kubitschek, com voos para a Cidade do Panamá e Montevidéu, respectivamente.
O aeroporto de Brasília, além de estar no centro-oeste do país permitindo conexões para todos os lados, é um dos únicos brasileiros em que se permite pousos e decolagens simultâneas em suas pistas paralelas. Apesar desse potencial enorme, o aeroporto já está saturado, com capacidade para 10 milhões passageiros/ano, teve movimento superior a 14 milhões de passageiros em 2010. Não se sabe ainda como serão feitas, mas o aeroporto precisa urgentemente de reformas de infraestrutura.
0 comentários:
Postar um comentário